Abrir no Word

Princípios Institucionais

 

Atuar na formulação de Políticas Públicas voltadas para o desenvolvimento em bases sustentáveis através de:


Participação nos debates no Congresso Nacional e nas Câmaras Legislativas estaduais, distritais e municipais buscando informar e mobilizar os formuladores de políticas;


Disponibilização de cursos voltados para a análise e desenvolvimento de políticas sustentáveis e de elementos organizacionais capazes de as viabilizar;


Fortalecer a atuação da Sociedade Civil através de:


Ações voltadas para a formação de capital social nas comunidades de menor desenvolvimento humano;


Ações que associem qualidade de vida e meio ambiente com visão transdisciplinar;


Divulgação ampla dos princípios do desenvolvimento sustentável através da internet e de palestras e outros eventos;


Associação com a Academia no sentido de incorporar aos projetos novos desenvolvimentos científicos;


Utilização de recém-formados nas Universidades propiciando-lhes as primeiras experiências de trabalho sob supervisão de profissionais pós-graduados e de grande vivência no desenvolvimento e implementação de projetos;


Apoio e capacitação de outras Instituições;


Atuar na criação e no desenvolvimento de redes solidárias dentro do princípio de fortalecimento do processo de informação para ação local;


Atuar em todos os projetos através de processos participativos e com respeito aos saberes tradicionais e locais;


Privilegiar sempre a ética, a transparência e a participação coletiva nas intervenções;

 



Algumas atuações institucionais do IDA:


Participação e assinatura da Declaração das ONGs por ocasião da V Reunião do PPG7, em Brasília em 1999.


Participou do Seminário sobre a Regulamentação do SNUC, em Pirinópolis-Goiás, em abril de 2001.


Promoveu, em conjunto com outras entidades, o VII Seminário Nacional do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CN-RBMA), a 11ª Reunião do Conselho Nacional Reserva da Biosfera da Mata Atlântica/CN-RBMA, o 3º Encontro Nacional de Comitês Estaduais da RBMA e a 3ª Assembléia Geral do Instituto Amigos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica - IARBMA.


Participou do 17º Encontro Nacional do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento.


Possui convênio de Cooperação Técnica com a Universidade de Brasília (UnB) e Faculdades da Terra de Brasília (FTB), no Distrito Federal, e com a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e a Universidade Regional de Blumenau - URB, ambas no Estado de Santa Catarina.


Possui Convênio com o SEBRAE-DF sendo cadastrado como entidade executora do SEBRAETEC.


Atua em conjunto com o Ministério Público Federal em diversos casos nacionais relativos à poluição ambiental e ocupação indevida de solo urbano.


Elaborou manifesto assinado por outras organizações da sociedade civil no sentido de procurar viabilizar uma maior quantidade de recursos para aplicação na política nacional do Meio Ambiente.


Participou de Audiências Públicas sobre contaminação de chumbo e sobre importação de pneus usados na Câmara dos Deputados.


Coordenou o grupo de trabalho sobre o Meio Ambiente Urbano na Pré-conferência Nacional do Meio Ambiente no DF e teve representante eleito como Delegado na I Conferência Nacional de Meio Ambiente em 2003.


Apóia a institucionalização de outras ONGs com ações informativas e elucidativas, bem como com ações operacionais em Brasília, DF e em outros locais onde possui representação.


Fomenta e participa em debates e palestras em escolas, comunidades, associações e entidades a respeito de temas ambientais.